top of page

Osmolaridade microbiana na análise de alimentos - uso do 3M Flip Top.




Audio descrição: Olá, eu sou o Conrado da ABC. Hoje vamos falar sobre Osmolaridade.

Quando colocamos uma célula microbiana em um meio com a mesma concentração de solutos (meio isotônico), o micro-organismo permanece viável. Por outro lado, quando colocamos em um meio com menor pressão osmótica (meio hipotônico), a água tende a entrar na célula e causar o rompimento de toda a membrana e matar o micro-organismo, sendo o resultado final da análise, subestimada ou falso negativo. No terceiro tipo de solução, quando fora da célula está com grande quantidade de soluto (meio hipertônico), a água tende a sair da célula, o micro-organismo pode ficar desidratado e morrer, ou ficar inviável, o resultado pode ser a ausência de microrganismo no método de detecção utilizado.

Para manter a integridade celular do ponto de vista osmótico, o correto é utilizar uma solução isotônica, devidamente esterilizada. Dentro do portfólio de soluções para análises microbiológicas, indicamos o uso da água peptonada tamponada 3M Flip-Top. Com solução isotônica tamponada, que corrige o pH da amostra, vem pronta para o uso, assim você pode ter mais segurança nos seus resultados microbiológicos.


Quer receber mais conteúdo? Siga no nosso Instagram @abcfoodsafetyitaperuna



Fonte: Martinko, and Jack Parker. Brock Biology of Microorganisms. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall/Pearson Education, 2018.


Detectar e combater micro-organismos no ambiente industrial é um desafio diário. Quer saber como você pode fazer isso? Entre em contato por mensagem, Telefone/WhatsApp (22) 3824-2663, acesse o nosso site www.abcfoodsafety.com.br



21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page