Segundo o Ministério da Saúde, uma Doença Transmitida por Alimento (DTA) é classificada como: síndrome geralmente constituída de anorexia, náuseas, vômitos e/ou diarreia, acompanhada ou não de febre, relacionada à ingestão de alimentos ou água contaminados.

No Brasil há poucos registros de surtos de doenças associadas a ingestão de alimentos contaminados. Embora sintomas digestivos sejam as principais manifestações clínicas, podem ocorrer contaminações extraintestinais em diferentes órgãos, como rins, fígado, sistema nervoso central e outros. Os sintomas vão depender do agente etiológico envolvido (micro-organismo patogênico, toxinas, produto químico ou outros).
A ingestão de alimentos contaminados por Salmonella é a principal causa de infecção. A cadeia produtiva deve monitorar a presença de micro-organismos, desde a matéria-prima até o produto acabado. Todos esses procedimentos, de competência do controle da qualidade, deve ser parte da rotina industrial e fazem parte da cultura Food Safety.
Para monitorar os micro-organismos na sua planta produtiva, conte com a tecnologia de método rápido em detecção, 3M Petrifilm.

Quer receber um treinamento exclusivo sobre microbiologia e sobre como monitorar a presença de micro-organismos? Entre em contato pelo Telefone/WhatsApp (22) 3824-2663.
#Microbiologia #FoodSafety #ABCFoodSafety #ABC #Higienização #Leite #antibiótico #microdealimentos #alimentos #Biofilmes #outbreak #surto #Microbiology #3M #3MFoodSafety #3MBrasil #ATP #CleanTrace #SwabATP #Petrifilm #Salmonella #FlipTop #APT #AguaPeptonada #AguaPeptonadaTamponada
FONTE: Surtos de Doenças transmitidas por alimentos no Brasil 2018, MS/SVS/DBDT/CGDT – Brasil.
Comments