Salmonelose

Doença causada pela ingestão de alimento ou água contaminada pela bactéria patógena Salmonella, ou ainda contato com animais infectados.

A principal espécie relacionada a patologia é Salmonella entrica (foto), agente causador da conhecida Febre Tifoide.




A Salmonelose ocorre quando a bactéria é ingerida, ultrapassa o estômago sem ser digerida pelo suco gástrico e entra nos tecidos epiteliais do intestino e coloniza os fagócitos. A partir da célula colonizada ela se multiplica e produz toxinas que começam a matar as células adjacentes, levando a morte de tecidos.


No ambiente industrial a presença de Salmonella deve ser constantemente monitorada devido ao risco à saúde humana e também de animais. A Samonella morre ao ser exposta a temperaturas acima de 70ºC, por isso no setor lácteo ocorre a pasteurização e no ambiente doméstico o devido cozimento do alimento deve ser sempre respeitado para evitar que porventura um alimento contaminado possa causar a doença. Na indústria de alimentos é papel do controle da qualidade garantir a segurança alimentar, identificar potenciais fontes de contaminação e monitorar os lotes de produtos fabricados.


Como detectar e combater a Salmonella no ambiente industrial é um desafio diário. Mas você pode fazer esse monitoramento com o Petrifilm 3M SALX. Quer saber como você pode fazer isso? Entre em contato por mensagem ou Telefone/WhatsApp (22) 3824-2663.

#Microbiologia #FoodSafety #ABCFoodSafety #ABC #Higienização #Leite #antibiótico #microdealimentos #alimentos #Biofilmes #outbreak #surto #Microbiology #3M #3MFoodSafety #3MBrasil #ATP #CleanTrace #SwabATP #Petrifilm #EscherichiaColi #STEC #EColi #FlipTop #APT #AguaPeptonada #AguaPeptonadaTamponada

Fonte: Martinko, and Jack Parker. Brock Biology of Microorganisms. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall/Pearson Education, 2018.

3 visualizações
receba atualizações

ABC Food Safety © 2020, powered by Dr. Conrado Vieira