top of page

Osmolaridade

A concentração de sais em uma solução aquosa condiciona o meio a uma pressão osmótica. Essa pressão interfere diretamente no fluxo de água entre o meio interno e externo na célula microbiana. No processo de coleta de amostra de superfícies ou diluições é extremamente importante garantir um meio com a mesma pressão osmótica celular, para que o micro-organismo amostrado se mantenha íntegro e viável, sendo a sua detecção possível em um método de cultivo.


Quando colocamos uma célula microbiana em um meio com a mesma concentração de solutos, o micro-organismo permanece viável. Esse meio com a mesma pressão osmótica é conhecido como meio isotônico e faz com que o metabolismo permaneça ativo. Por outro lado, quando colocamos uma célula microbiana em um meio com menor pressão osmótica, hipotônica, pela osmose, a água tende a entrar na célula e pela grande quantidade de água internamente ela pode romper toda a membrana e matar o micro-organismo, sendo o resultado final da análise, subestimada ou falso negativo. No terceiro tipo de meio, quando fora da célula está com grande quantidade de soluto, hipertónico, pela ação osmótica, a água tende a sair da célula, nesse caso o micro-organismo pode ficar desidratado e morrer, ou ficar inviável. Nesse caso, como em uma solução hipotônica, o resultado pode ser a ausência de micro-organismos no método de detecção utilizado.


Para manter a integridade celular do ponto de vista osmótico, o correto é utilizar uma solução isotônica. No ambiente laboratorial o uso de uma água peptonada é o mais indicado e seguro. Esse meio de diluição ou de coleta de amostra deve ser rigorosamente produzido e devidamente esterilizado. Dentro do portfólio de soluções para análises microbiológicas da ABC, distribuidor autorizado 3M, indicamos o uso da água peptonada tamponada Flip-Top. Com uma solução isotônica, que corrige o pH da amostra e vem pronta para o uso, você pode ter mais segurança nos seus resultados microbiológicos.








Fonte: Martinko, and Jack Parker. Brock Biology of Microorganisms. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall/Pearson Education, 2018.

Detectar e combater micro-organismos no ambiente industrial é um desafio diário. Quer saber como você pode fazer isso? Entre em contato pelo Telefone/WhatsApp (22) 3824-2663.

16 visualizações0 comentário
bottom of page