Coloração de Gram

A coloração de Gram é uma técnica microbiológica que divide as bactérias em dois principais grupos: Gram-positivas e Gram-negativas. Essa divisão ocorre pelo uso de corantes específicos que dão cores diferentes a partir do tipo de estrutura da célula microbiana. Bactérias Gram-positivas apresentam um peptidoglicano mais espesso, enquanto Gram-negativas apresentam uma membrana externa ao peptidoglicano.


Embora seja uma técnica simples, que basicamente utiliza procedimentos com corantes e visualização em microscopia de luz, a coloração de Gram é uma das principais ferramentas de identificação microbiana dentro da taxonomia clássica. A coloração de Gram separa as bactérias em dois principais grupos e a partir desse resultado os testes seguintes podem ser realizados para a identificação do micro-organismo.

Quer receber um treinamento exclusivo sobre microbiologia? Entre em contato pelo Telefone/WhatsApp (22) 3824-2663.

#Microbiologia #FoodSafety #ABCFoodSafety #ABC #Higienização #Leite #antibiótico #microdealimentos #alimentos #Biofilmes #outbreak #surto #Microbiology #3M #3MFoodSafety #3MBrasil #ATP #CleanTrace #SwabATP #Petrifilm #EscherichiaColi #STEC #EColi #FlipTop #APT #AguaPeptonada #AguaPeptonadaTamponada

Fonte: Martinko, and Jack Parker. Brock Biology of Microorganisms. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall/Pearson Education, 2018.

7 visualizações
receba atualizações

ABC Food Safety © 2020, powered by Dr. Conrado Vieira