Campylobacter

Embora seja ainda no Brasil um micro-organismo relativamente desconhecido, a Campylobacter é uma das principais bactérias patogênicas de humanos. A infecção ocorre pela a ingestão de alimentos contaminados.





Células de Campylobacter têm a forma espiralada, possuem flagelos, o que confere motilidade, são gram-negativas e crescem melhor em baixa concentração de oxigênio. A disseminação por alimentos acontece principalmente por aves ou suínos mal cozidos, mariscos crus ou ocasionalmente em água contaminada com fezes. Campylobacter pode ser encontrado no trato intestinal de porcos, perus e em frangos. A carne de porco também pode transportar Campylobacter, enquanto a carne bovina raramente é um veículo de disseminação. Espécies de Campylobacter também infectam animais domésticos, como cães, causando uma forma mais branda de diarreia no animal do que a observada em humanos. As infecções por Campylobacter em bebês, em particular, são frequentemente rastreadas até animais domésticos infectados, especialmente cães.



Quer receber um treinamento exclusivo sobre microbiologia e sobre como monitorar a presença de Campylobacter? Entre em contato pelo Telefone/WhatsApp (22) 3824-2663.


#Microbiologia #FoodSafety #ABCFoodSafety #ABC #Higienização #Leite #antibiótico #microdealimentos #alimentos #Biofilmes #outbreak #surto #Microbiology #3M #3MFoodSafety #3MBrasil #ATP #CleanTrace #SwabATP #Petrifilm #Salmonella #FlipTop #APT #AguaPeptonada #AguaPeptonadaTamponada



Fonte: Martinko, and Jack Parker. Brock Biology of Microorganisms. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall/Pearson Education, 2018.



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo