Leite UHT – teste de esterilidade

Um dos alvos do controle da qualidade do leite submetido a um tratamento de ultra alta temperatura (da sigla em inglês UHT) está relacionado com a análise da presença de esporos. O processo pode fazer com que seja reduzido de 100 esporos por litro, para 0,001 a 0,00001. Mas como podemos detectar esse número tão baixo de esporos?





Para encontrar um único esporo, do ponto de vista matemático, seria necessário colocar em uma placa de cultivo por exemplo, entre 100 e 1000 litros de leite UHT. Como isso seria inviável, o método mais prático é incubar as caixinhas de leite por duas semanas, em diferentes temperaturas. Outro método que pode ser adotado é a análise por bioluminescência, com a detecção de ATP na amostra, comparando antes e depois do processo de tratamento do leite.


Quer receber um treinamento exclusivo e gratuito sobre controles microbiológicos? Entre em contato pelo Telefone/WhatsApp (22) 3824-2663.


#Microbiologia #FoodSafety #ABCFoodSafety #ABC #Higienização #Leite #antibiótico #microdealimentos #alimentos #Microbiology #3M #3MFoodSafety #3MBrasil #ATP #CleanTrace #SwabATP #Petrifilm #Coliformes #EscherichiaColi #Ecoli #FlipTop #APT #AguaPeptonada #AguaPeptonadaTamponada #HACCP #Liseria #ListeriaMonocytogenes


FONTE: Robinson R. Dairy Microbiology Handbook: The Microbiology of Milk and Milk Products. 2002.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo