APPCC


A análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC) deve ser adotada como estratégia para evitar a contaminação dos alimentos desde o processo produtivo até a mesa do consumidor. Para isso, algumas práticas devem ser adotadas:

1 - Educação e treinamentos contínuos dos manipuladores de alimentos, seja na indústria ou nos consumidores finais.

2 - Inspeção constante das plantas produtivas e que manipulam alimentos a serem comercializados.

3 - Monitoramento do controle da qualidade quando existe a presença de microrganismos, incluindo potenciais patógenos alimentares e toxinas.





O sistema APPCC - Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle é uma tradução do inglês de HACCP – Hazard Analisys and Critical Control Points e teve origem em 1960 no exército Norte-americano em conjunto com a NASA, a fim de garantir alimentos seguros para os astronautas. O sistema teve grande sucesso e foi rapidamente adotado pela indústria de alimentos. O APPCC é baseado em protocolos científicos e tem o objetivo de minimizar a presença de perigos para os consumidores. Com o passar dos anos, o sistema vem sendo aperfeiçoado com o desenvolvimento de novas tecnologias. O sucesso do APPCC está ligado diretamente ao comprometimento de todos os atores envolvidos e está associado a normas como a ISO 9000.


Quer receber um treinamento exclusivo sobre gestão de riscos? Entre em contato Telefone/WhatsApp (22) 3824-2663 ou pelo e-mail conrado@abc-itaperuna.com.br


#Microbiologia #FoodSafety #ABCFoodSafety #ABC #Higienização #Leite #antibiótico #microdealimentos #alimentos #Biofilmes #outbreak #surto #Microbiology #Soda #Acido #AcidoPeracetico #listeria #enterobacteriaceae #coliformestotais #coliformes #3M #3MPetrifilm #IN60 #MAPA #MS #Enterococos #Enterococcus #Higienização #APPCC #HACCP


FONTE: Forsythe, S.J. 2010, Microbiologia da segurança dos alimentos, Editora Artmed.

6 visualizações0 comentário