top of page

Viroses de origem alimentar

Embora seja mais comum a contaminação de alimentos por bactérias, a presença de vírus também deve ser levada em consideração. O principal vírus associado a doenças de origem alimentar é o Norwalk vírus.




A infecção causada pela ingestão de alimentos contaminados por vírus é de difícil detecção e pode ser diagnosticada por profissionais de saúde como uma virose de causa desconhecida. Normalmente os sintomas são caracterizados por diarreia, acompanhada de náusea e vômito. Na maior dos casos o próprio sistema imunológico do hospedeiro que ingeriu o alimento contaminado consegue controlá-lo entre 24 e 48h. Outros vírus como Rotavirus, Astrovirus e Hepatite A (foto), também podem causar infecção viral de origem alimentar. No Brasil não há tecnologia acessível para a detecção de vírus em alimentos, bem como legislação específica. Assim, o controle dar-se-á pelas boas práticas de fabricação e monitoramento da presença de coliformes, que indicam o possível contato do alimento com fezes e más condições higiênico-sanitárias.



Quer receber um treinamento exclusivo e gratuito sobre controles microbiológicos? Entre em contato pelo Telefone/WhatsApp (22) 3824-2663.



Fonte: Martinko, and Jack Parker. Brock Biology of Microorganisms. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall/Pearson Education, 2018.

23 visualizações0 comentário
bottom of page