pH microbiano

Cada microrganismo se desenvolve em uma faixa ideal de pH. Isso está relacionado com a sua biologia e o ambiente em que está inserido. Por exemplo, fungos tendem a se desenvolverem melhor em pH mais ácidos, enquanto as bactérias, mais próximos da neutralidade.




Podemos classificar os microrganismos pelo pH do meio em que se desenvolvem, podendo ser acidófilos, que crescem até pH 5,5, neutrófilos com pH entre 5,6 - 7,9 e alcalinófilos acima do pH 8,0. Embora externamente o pH do meio possa variar de 0 até 14, internamente, as células dos microrganismos têm o pH variando apenas entre 4,0 e 9,0. Essa estabilidade se dá pela presença no citoplasma de compostos tamponantes, que mantem o pH estável mesmo em flutuações extracelulares.



Quer receber um treinamento exclusivo e gratuito sobre microbiologia? Entre em contato pelo Telefone/WhatsApp (22) 3824-2663.


#Microbiologia #FoodSafety #ABCFoodSafety #ABC #Higienização #microdealimentos #alimentos #Microbiology #HACCP #Fungo #Bolores #leveduras #Petrifilm #3M #Petrifilm3M #Bacterias #Fungos #Virus


Fonte: Martinko, and Jack Parker. Brock Biology of Microorganisms. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall/Pearson Education, 2018.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo