top of page

Cólera

Causada por água contaminada pela bactéria gram-negativa Vibrio cholerae. Pode ser transmitida também por peixes infectados e causar desde diarreias brandas, até a morte. O diagnóstico de cólera é feito pelo cultivo do micro-organismo a partir de amostras de fezes de pacientes suspeitos ou em regiões de surtos.






As toxinas produzidas pelo Vibrio cholerae causam quadros de diarreia, o que pode resultar na desidratação e morte. Para casos não tratados, a taxa de mortalidade da cólera varia entre 25-50% das pessoas infectadas. A Organização Mundial de Saúde estima que somente 5-10% dos casos de cólera são reportados e, mesmo assim, mais de 1 milhão de casos são registrados anualmente. O tratamento é feito com o uso de antibióticos e a reposição de eletrólitos para diminuir os efeitos da desidratação ocasionada pela diarreia.



Quer receber um treinamento exclusivo e gratuito sobre controles microbiológicos? Entre em contato pelo Telefone/WhatsApp (22) 3824-2663.



Fonte: Martinko, and Jack Parker. Brock Biology of Microorganisms. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall/Pearson Education, 2018.

12 visualizações0 comentário
bottom of page