top of page

Confirmação de coliformes e Escherichia coli


Os métodos clássicos para a identificação de coliformes e E. coli por cultivo tem como ponto extremamente importante a formação de gás.










A) Tubo de ensaio com caldo EC e tubo de Durhan invertido.

B) Após o cultivo, há a formação de bolhas de gás, que podem elevar o tubo de Durhan, confirmando a presença de coliformes.





Ao optar por um método de cultivo pronto, como uma placa, a formação de bolhas também deve ser detectável para confirmar a presença de coliformes e E. coli.


O mundialmente conhecido 3M Petrifilm EC oferece de forma segura e confiável a detecção e contagem de coliformes (colônias vermelhas com gás) e E. coli (colônias azuis com gás) com base no padrão ouro – método clássico com formação de gás.




Com o avanço tecnológico, os métodos clássicos foram melhorados e podem hoje ser facilmente encontrados no mercado. Mas nem todos os métodos são totalmente seguros e confiáveis, podendo ainda serem necessárias etapas adicionais para a confirmação de Escherichia coli, por exemplo. Fique atento se o método que você utiliza aprisiona as bolhas de gás do metabolismo fermentativo de coliformes, sendo essa uma das principais fontes de erro na identificação desse importante grupo.



Quer receber um treinamento exclusivo sobre detecção de indicadores e patógenos? Entre em contato Telefone/WhatsApp (22) 3824-2663 ou e-mail conrado@abc-itaperuna.com.br



Fonte: Silva et al. 2021. Manual de métodos de análise microbiológica de alimentos e água. Editora Blucher. 5ª Ed. São Paulo.

141 visualizações0 comentário
bottom of page