Coliformes

A presença de coliformes no alimento requer atenção, pois pode indicar que o mesmo teve contato com fezes. Alguns autores indicam que a presença de mais de 100 UFC por mL/gr no alimento indica um processo produtivo insatisfatório do ponto de vista higiênico-sanitário.



A determinação da presença de coliformes de origem fecal no alimento está mais associada a presença de Escherichia coli. Outras bactérias que são coliformes podem ser encontradas no ambiente e podem contaminar importantemente o alimento, mas está relacionado ao contato com fezes. Assim é importante monitorar o ambiente fabril e adotar práticas para erradicar a presença de coliformes. Algumas espécies de coliformes podem inclusive formar biofilmes em superfícies, como em tubulações industriais e apresentar contaminação intermitente nos alimentos processados.

Para monitorar a presença de coliformes totais e de Escherichia coli o método de cultivo é o que tem melhor custo-benefício e pode ser facilmente feito em uma pequena estrutura laboratorial com o uso dos reconhecidos 3M Petriflm EC (foto) ou REC.



Quer receber um treinamento exclusivo sobre microbiologia e sobre como monitorar a presença de coliformes totais e de Escherichia coli? Entre em contato pelo Telefone/WhatsApp (22) 3824-2663.


#Microbiologia #FoodSafety #ABCFoodSafety #ABC #Higienização #Leite #antibiótico #microdealimentos #alimentos #Microbiology #3M #3MFoodSafety #3MBrasil #ATP