A presença de coliformes no alimento requer atenção, pois pode indicar que o mesmo teve contato com fezes. Alguns autores indicam que a presença de mais de 100 UFC por mL/gr no alimento indica um processo produtivo insatisfatório do ponto de vista higiênico-sanitário.
A determinação da presença de coliformes de origem fecal no alimento está mais associada a presença de Escherichia coli. Outras bactérias que são coliformes podem ser encontradas no ambiente e podem contaminar importantemente o alimento, mas está relacionado ao contato com fezes. Assim é importante monitorar o ambiente fabril e adotar práticas para erradicar a presença de coliformes. Algumas espécies de coliformes podem inclusive formar biofilmes em superfícies, como em tubulações industriais e apresentar contaminação intermitente nos alimentos processados.
Para monitorar a presença de coliformes totais e de Escherichia coli o método de cultivo é o que tem melhor custo-benefício e pode ser facilmente feito em uma pequena estrutura laboratorial com o uso dos reconhecidos 3M Petriflm EC (foto) ou REC.
Quer receber um treinamento exclusivo sobre microbiologia e sobre como monitorar a presença de coliformes totais e de Escherichia coli? Entre em contato pelo Telefone/WhatsApp (22) 3824-2663.
#Microbiologia #FoodSafety #ABCFoodSafety #ABC #Higienização #Leite #antibiótico #microdealimentos #alimentos #Microbiology #3M #3MFoodSafety #3MBrasil #ATP #CleanTrace #SwabATP #Petrifilm #Coliformes #EscherichiaColi #Ecoli #FlipTop #APT #AguaPeptonada #AguaPeptonadaTamponada
FONTE: Robinson R. Dairy Microbiology Handbook: The Microbiology of Milk and Milk Products.; 2002.
コメント