Botulismo

Doença de origem alimentar causada pela ingestão de alimentos contaminados com o bacilo Gram-positivo Clostridium botulinum. Durante o seu ciclo de vida, há a formação de esporos que produzem neurotoxinas. Após a germinação as células ficam cheias de toxinas que são liberadas em massa pela lise celular.





As neurotoxinas podem causar desde sintomas leves como náusea, até a morte por paralisia muscular do sistema respiratório. Dentre os sintomas clássicos estão a queda das pálpebras, visão dupla, fadiga muscular, entre outros.


O Clostridium botulinum pode ser facilmente encontrado no solo e em ambientes aquáticos. Tratamentos térmicos dos alimentos, além do uso de conservantes, podem matar o C. botulinum e evitar a formação de toxinas. Por outro lado, as toxinas são termorristentes e depois de sintetizadas pelo micro-organismo, precisam ser aquecidas entre 80 °C e 100 °C por 30 minutos para a sua efetiva inativação.






Os principais surtos de Botulismo estão relacionados com conservas caseiras de vegetais, que podem conter esporos que germinam após determinado tempo e acabam produzindo as toxinas. O tratamento mais indicado é o uso de soroterapia com o uso de anticorpos capazes de neutralizar as toxinas.


Quer receber um treinamento exclusivo e gratuito sobre controles? Entre em contato pelo Telefone/WhatsApp (22) 3824-2663.


#Microbiologia #FoodSafety #ABCFoodSafety #ABC #Higienização #microdealimentos #alimentos #Microbiology #HACCP #Fungo #Bolores #leveduras #Petrifilm #3M #Petrifilm3M #Bacterias #Fungos #Virus


Fonte: Merigliano, S. (2021). Foodborne botulism presenting as small bowel obstruction: a case report. BMC Infectious Diseases, 21(1), 1–4.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo