Onde encontramos os biofilmes microbianos?


Pela grande disponibilidade nutricional, a presença de micro-organismos na indústria de alimentos é um desafio diário. Em locais de difícil acesso há sempre o risco da formação de biofilmes microbianos.




Quando pensamos em um processo de higienização eficiente dentro da indústria de alimentos, temos que garantir não somente o uso coreto dos produtos, mas também os procedimentos. Respeitar o tempo, temperatura, concentração e o uso do produto adequado, garante o controle microbiano de forma eficiente. De forma geral, historicamente, a higienização industrial segue um padrão com o uso de um produto alcalino, um ácido e um sanitizante. Esses produtos são muito importantes e sempre devem fazer parte dos procedimentos internos, mas atualmente outros produtos melhoram esse processo de higienização com o uso de enzimas. Produtos enzimáticos fazem cada vez mais parte das rotinas de higienização e atuam diretamente sobre os biofilmes, digerindo as estruturas microbianas e combatendo a fonte de contaminação. A linha CIP MAX ABC foi desenvolvida para uma limpeza do tipo CIP especializada, com o uso de enzimas e com a formação de microgotas, conseguindo acessar pontos de difícil acesso por produtos comuns, como conexões de tubulações de inox, joelhos, derivações e em outros locais.




Para superfícies abertas, indicamos o uso do produto Sanitylact ABC, sanitizante a base de biguanida com ação residual de pelo menos 8h. O Sanitylact ABC controla a presença de micro-organismos e combate a formação e evolução de biofilmes microbianos.




Quer receber um treinamento exclusivo sobre o uso de produtos químicos para o combate de biofilmes microbianos? Entre em contato pelo Telefone/WhatsApp (22) 3824-2663.

#Microbiologia #FoodSafety #ABCFoodSafety #ABC #Higienização #Leite #antibiótico #microdealimentos #alimentos #Biofilmes #outbreak #surto #Microbiology #Soda #Acido #AcidoPeracetico #listeria


4 visualizações
receba atualizações

ABC Food Safety © 2020, powered by Dr. Conrado Vieira