top of page

Biofilmes de Listeria

A Listeria monocytogenes é um dos principais patógenos alimentares. A capacidade de formar biofilme confere a essa bactéria a capacidade de colonizar ambientes inóspitos. O combate a biofilmes deve ser constante na indústria de alimentos e a sua detecção é difícil e laborosa.



Na indústria de alimentos os biofilmes são um grande problema. A melhor maneira de evitar esse tipo de contaminação, que é difícil de detectar, é usar produtos destinados a esse tipo de sujidade

A ABC apresenta dois produtos que podem ser utilizados em diferentes superfícies. Em sistemas fechados, como em lugares que se aplica a higienização por sistema “clean in place” – CIP, o uso do Sanity 100 ABC à base de ácido peracético apresenta um excelente resultado ao oxidar o biofilme, para locais abertos, como em paredes, câmaras frias, ralos e outros. E o Sanitylact ABC, à base de biguanida, combate e inibe o biofilme de se ligar as bactérias e criar uma capa isolante, que dificulta a nutrição e desestrutura o biofilme. Lembre-se sempre de que cada produto deve ter sua indicação de uso. Se tiver alguma dúvida, entre em contato.

Fonte: Pan, Y., Breidt, F., Kathariou, S., 2006. Resistance of Listeria monocytogenes biofilms to sanitizing agents in a simulated food processing environment. Appl. Environ. Microbiol. 72, 7711–7717.

25 visualizações0 comentário
bottom of page