top of page

Fogo de Santo Antônio

Conhecida também como ergotismo, a doença acometeu milhares de pessoas durante a idade média e está associada a sintomas mentais, epilepsia, coma e morte. É causada pela ingestão principalmente de cereais e pães contaminados pelo fungo Claviceps purpurea.





Na foto podemos perceber o estreitamento das artérias das pernas que causa o efeito de queimação (A) antes do tratamento, e após o atendimento médico (B). O ergotismo é causado especificamente por ergot alcaloides que atacam o sistema nervoso central. Pode causar quadros de depressão até a morte. Estruturas reprodutivas do fungo Claviceps purpurea aparentam cereais e eram dificilmente identificadas na idade média.

A foto acima é de julho de 2020, de uma mulher indiana de 24 anos que procurou serviço médico após dois dias de sensação que queimação nas pernas. Os exames angiológicos elucidaram o caso. Embora tenha sido tratada, ela teve que amputar um dos dedões do pé devido a severidade do caso e por falta de circulação sanguínea.



Quer receber um treinamento exclusivo e gratuito sobre controles microbiológicos? Entre em contato pelo Telefone/WhatsApp (22) 3824-2663.



Fontes: Reghukumar, A., & Benson, R. (2020). Burning Pain in the Legs. New England Journal of Medicine, 383(4), e18. E Tudzynski, P., & Scheffer, J. (2004). Claviceps purpurea: Molecular aspects of a unique pathogenic lifestyle. Molecular Plant Pathology, 5(5), 377–388.

266 visualizações0 comentário
bottom of page