top of page

Quando surgiu a microbiologia?

Tudo começou com a observação das tramas de tecidos pelo comerciante Holandês Antoni van Leeuwenhoek, que começou a observar pequenas estruturas que se moviam. Ele descreveu então os “animalcules”, que mais tarde foram identificados, com as primeiras bactérias a serem registradas. Esse feito foi publicado na prestigiada revista “Royal Society of London” em 1684.


Os micro-organismos estão em praticamente todos os lugares, seja no ambiente ou ainda em interação com outros organismos. Embora tenhamos culturalmente a imagem de micróbios associados principalmente a saúde, como agente etiológico de doenças, não devemos esquecer do importante papel no ambiente.

Do ponto de vista das civilizações, os micro-organismos sempre desempenharam importantes papeis, como na alimentação. Desde processos fermentativos milenares, como a produção de vinho, queijo e massas, até os impactos causados pelas doenças.

Fonte: Martinko, and Jack Parker. Brock Biology of Microorganisms. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall/Pearson Education, 2018.

13 visualizações0 comentário
bottom of page