top of page

Escherichia coli

Uma importante aliada no indicativo das condições higiênico-sanitárias da sua indústria.


Todo animal mamífero, apresenta a E. coli no seu sistema gastrointestinal. Assim, ela é eliminada junto com as fezes.

Se você encontrar a E. coli, quer dizer que aquele alimento ou superfície, teve contato com fezes e pode ter muitos outros micro-organismos patógenos humanos. Por isso é importante o monitoramento constante.

Logo após o nosso nascimento, entramos em contato com muitos micro-organismos. Alguns colonizam imediatamente o nosso intestino como a Escherichia coli. Nós convivemos com a E. coli durante toda a nossa vida em uma relação de benefício mútuo. E. coli raramente causa doenças, com exceção de pessoas imunocomprometidas ou devido a alguma barreira do sistema digestivo estar mais frágil, como em periodontitese. Assim, algumas cepas mais agressivas podem transpor as nossas células e começar a colonizar dentro delas. Nesse caso, torna-se um patógeno.



É sempre muito importante monitorar a sua presença no ambiente e ainda mais importante nos nossos alimentos. Uma forma de detectar a sua presença é o isolamento e o cultivo em laboratório. Embora, o método tradicional seja o padrão, é laboroso e demanda muitas etapas extras ao cultivo em placa de Petri. Para acelerar esse processo, existem opções comerciais, com resultados altamente confiáveis em 24/48h. Esse é o caso do Petrifilm 3M – EC.



Quer saber mais detalhes? Entre em contato.

1 visualização0 comentário
bottom of page