Intoxicação por Staphylococcus

Uma grave forma de intoxicação alimentar está relacionada a enterotoxinas produzidas pela bactéria gram-positiva Staphylococcus aureus. Esse micro-organismo está comumente associado a pele e parte superior do trato respiratório e frequentemente pode causar feridas com a formação de pus.





O Staphylococcus aureus pode crescer em ambientes com ou sem oxigênio, em muitos tipos de alimentos e ainda produzir toxinas termoestáveis. Quando essas toxinas são ingeridas, podem causar sintomas gastrointestinais, habitualmente náusea, vomito, diarreia e desidratação. Dependendo da quantidade de toxina inerida, os sintomas normalmente iniciam rapidamente, entre 1 e 6 horas após a ingestão e podem durar por mais 48h.

A contaminação do alimento por S. aureus pode acontecer por matrizes contaminadas ou ainda por contato da pele humana durante o processo de fabricação. Caso o alimento esteja contaminado e seja armazenamento de forma não refrigerada, em poucas horas podemos ter uma grande quantidade de toxinas.


Os alimentos mais contaminados por S. aureus mais comumente são produtos de padaria recheados com creme, aves, ovos, carne crua e processada, pudins e molhos cremosos para salada. Saladas preparadas com molhos à base de maionese ou que contenham marisco, frango, macarrão, atum, batata, ovo ou carne, também são veículos comuns. Alimentos salgados, como presunto, podem ser veículos devido à capacidade do S. aureus de crescer rapidamente em ambientes com sal.


Para monitorar a presenta de S. aureus no ambiente e também no alimento é preciso fazer análises capazes de detectar a sua presença. Habitualmente métodos de cultivo tradicionais podem indicar a presença de S. aureus, contudo são laborosos e podem apresentar erros mediante a quantidade de etapas no processo. A ABC Food Safety indica o método de cultivo rápido, pelo uso dos renomados 3M Petrifilm STX. Com praticidade e confiança em uma estrutura básica de laboratório, é possível detectar a presença de Staphylococcus.


Quer receber um treinamento exclusivo sobre microbiologia e sobre como monitorar a presença de Staphylococc