DNA na identificação de micro-organismos

Todo organismo vivo possui o DNA como a molécula responsável por conservar a informação de como a célula deve funcionar. Como cada espécie apresenta características diferentes em função da manifestação do seu DNA, é possível determinar com as ferramentas de biologia molecular o conjunto de informações que são específicos para cada espécie como fator de identificação.



Na biologia molecular o grande desafio sempre foi ter a capacidade de “ler” o código genético contido no DNA. Com o avanço da tecnologia, hoje isso é possível ser feito com uma estrutura mínima. Na indústria de alimentos, o uso de ferramenta molecular se tornou menos complexa e de mais fácil acesso graças ao equipamento MDS da 3M. Com um equipamento menor que um laptop é possível identificar em pouco tempo alguns dos principais micro-organismos, incluindo patógenos e aqueles que apresentam informações relacionadas a patogenicidade. Para isso basta coletar uma amostra do produto a ser analisado, fazer uma etapa de enriquecimento (aumento do número de células microbianas) e, após um processo de extração e purificação celular a amostra de DNA pode ser lida no MDS. A partir de 15 minutos já se tem no equipamento o resultado prévio da potencial contaminação microbiana, ou não, do seu alimento analisado.

Quer saber mais sobre essa tecnologia? Quais as aplicações e como ter ela na sua indústria? Entre em contato por mensagem ou Telefone/WhatsApp (22) 3824-2663.

#Microbiologia #FoodSafety #ABCFoodSafety #ABC #Higienização #Leite #antibiótico #microdealimentos #alimentos #Biofilmes #outbreak #surto #Microbiology #3M #3MFoodSafety #3MBrasil #ATP #CleanTrace #SwabATP #Petrifilm #EscherichiaColi #STEC #EColi #FlipTop #APT #AguaPeptonada #AguaPeptonadaTamponada #IN76 #IN77 #MAPA #DNA #MDS

8 visualizações
receba atualizações

ABC Food Safety © 2020, powered by Dr. Conrado Vieira