Análise microbiológica da água industrial

Em relação a potabilidade da água utilizada para consumo humano e também na indústria de alimentos, do ponto de vista microbiológico, seguindo a Portaria nº 2914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, em seu anexo I, "os padrões de referência indicam que na água potável, os Coliformes totais, o que inclui a Escherichia coli, devem ser ausentes em uma alíquota mínima de 100,0 mL de água".






Na produção segura de alimentos baseada na cultura Food Safety, é importante monitorar o a presença de contaminantes no ambiente, nos locais de produção, armazenamento, transporte e também no alimento pronto para consumo. Todas essas etapas são habitualmente monitoradas pelo controle da qualidade, mas uma das principais fontes de contaminação sistémica na indústria de alimentos é a água. Utilizada em diferentes processos, desde a higienização até como matéria prima para a fabricação do alimento, a água deve ser livre de contaminantes. Além das análises físico-químicas, a microbiológica deve ser feita, e ainda mais rotineiramente.


Muitas indústrias trabalham com resultados microbiológicos feitos em laboratórios terceirizados com uma frequência muito baixa, chegando a ser mensal e em alguns casos, semestral. Assim, em caso de contaminação, a ação corretiva pode demorar muito e comprometer por dias a fabricação segura dos alimentos. Para monitorar a presença de bactérias totais utilize o Petrifilm 3M AC ou RAC, e de coliformes totais, incluindo Escherichia coli, utilize o Petrifilm 3M EC ou REC, que garantem uma água de boa qualidade e promovem a fabricação do alimento com qualidade.

Quer receber um treinamento exclusivo sobre microbiologia, incluindo análise da água? Entre em contato pelo Telefone/WhatsApp (22) 3824-2663.

#Microbiologia #FoodSafety #ABCFoodSafety #ABC #Higienização #Leite #antibiótico #microdealimentos #alimentos #Biofilmes #outbreak #surto #Microbiology #3M #3MFoodSafety #3MBrasil #ATP #CleanTrace #SwabATP #Petrifilm #EscherichiaColi #STEC #EColi #FlipTop #Flip #APT #AguaPeptonada #AguaPeptonadaTamponada

FONTE: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2914_12_12_2011.html

4 visualizações
receba atualizações

ABC Food Safety © 2020, powered by Dr. Conrado Vieira